ptenfrdeitrues

Notícias

Conferência “O Processo Iniciático e o Compromisso Humanista”, organizado pela Grande Loja Simbólica da Lusitania - Maçonaria Mista Portuguesa

11 Conferencia - Philippe Foussier - Grande Loja Simbólica da Lusitania .jpg

Dia 20 de janeiro, pelas 21h00

Conferência online “O Processo Iniciático e o Compromisso Humanista”, por Philippe Foussier, Past Grão Mestre do Grande Oriente de França.

Novo ano, nova conferência online integrada no Ciclo de Conferências da Maçonaria Portuguesa, organizado pela Grande Loja Simbólica de Portugal e Grande Loja Simbólica da Lusitânia, que decorre no próximo dia 20 de janeiro, pelas 21h00.

Esta 11ª Conferência do referido Ciclo conta com a preleção de Philippe Foussier, Past Grão-Mestre do Grande Oriente de França (GODF), e é dedicada ao tema “O Processo Iniciático e o Compromisso Humanista”. Este Evento organizado pela Grande Loja Simbólica da Lusitânia – Maçonaria Mista Portuguesa.

Philippe Foussier é jornalista independente, tendo sido freelancer durante alguns meses. Foi Editor-Chefe do “Communes de France”, um periódico destinado a eleitos locais, entre 1995 e 2017. Maçom há mais de 25 de anos, foi Grão Mestre do Grande Oriente de França em 

Sobre o Grande Oriente de França, ao “La Depeche.Fr”, Foussier salienta que esta “intervém no debate social e ao contrário de outras que se reservam e não se expressam publicamente”. 

Já sobre a Maçonaria, e ao mesmo órgão, refere que “é um espaço em que homens e mulheres passam algumas horas por mês para refletir e tentar melhorar o homem e a sociedade”, onde “existem notários, médicos, mas também desempregados. A mistura social é muito forte. A Maçonaria não é um acelerador de carreira”. Ao “Le Trois”, o Past Grão-Mestre do GODF afirma que a Maçonaria “oferece aos seus membros uma abordagem iniciática e pessoal, mas que ganha sentido num coletivo comprometido com o serviço do humanismo, do universalismo, das lutas pela República, do laicismo, do progresso social e científico, justiça, dignidade e direitos iguais. Até porque é composta por mulheres e homens com sensibilidades filosóficas, espirituais e políticas variadas, a Maçonaria não é, nem uma igreja, nem um partido político, mas tenta situar-se a montante da política para afirmar uma série de princípios aos quais todos os Maçons se referem”.

Para assistir à Conferência, seguir o link: https://rebrand.ly/grandeconferencia .

 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais