História do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm


O Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, nasce da influencia espiritual das diversas Ordens Iniciáticas, que influenciaram o Mundo Espiritual Ocidental, desde o Antigo Egipto ao Iluminismo europeu. 

Antes de 1721, quando foi citada pela primeira vez, Narbonne disse: " Ele era o herdeiro de duas escolas do passado Egípcio e Rosicruciano. Egípcio pelo Colégio dos Arquitectos Africanos "(no sentido de Egípcio) e Rosicruciano pelos" Irmãos do Rose-Croix d'Or ".

O Rito tinha praticamente desaparecido em 1779 quando ele foi restabelecido ao seu primitivo vigor pelo Marquês de Chefdebien decalcado sobre o Rito de Philalèthes e ele tomou o nome do Rito Primitivo Philalèthes ou Rito Primitivo de Narbonne. 

Em 1798, na Campanha do Egipto, oficiais do exército de Napoleão Bonaparte, todos membros do Grande Oriente de França e discípulos de Rito de Narbonne, numa missão no Egipto tomaram contacto com os iniciados do Sufismo bem como de comunidades Druzas, no Líbano. Eles decidem renunciar a filiação da Grande Loja Unida da Inglaterra e abraçam a criação de um novo Rito.

Assim nasceu a loja "Os Discípulos de Memphis", no Cairo, na sequência da tradição do Rito de Narbonne. Samuel Honis, iniciou esta loja, retornou a França em 1814 e instala em Montauban, a 23 de maio de 1815 uma subsidiária da loja "Discupulos de Memphis", que passa a ser a Grande Loja de Memphis.

21 de Janeiro de 1816: "MARCONIS DE NEGRO" foi eleito Grande Hierofante.

23 de Março de 1838: deu-se a criação em Paris da loja "OSIRIS".

21 de Maio de 1838: Criação em Bruxelas da loja "BIENFAISANCE".

17 de Junho de 1841: Proibição e policiamento pelo prefeito de Paris na sequência de uma denúncia realizada por um Republicano.

5 de Março de 1848: Autorização para retomar os trabalhos. Grandes Lojas Nacionais então liquidadas em diferentes países, incluindo a Roménia, os Estados Unidos da América, Egipto, Austrália, Inglaterra.

O Rito de Misraïm aparece (ou melhor, reaparece), em Veneza, em 1788. Um grupo de Socinians (grupo protestante anti-trinitária) recebeu uma patente do Conde de Cagliostro. Deram os primeiros três graus da Maçonaria e os Altos Graus da Maçonaria Templária Alemã.

O Rito apareceu rapidamente em Itália e em França com os irmãos Bédarride que, a partir de 1810 a 1813, desenvolveram este Rito com sucesso, sob a protecção do Rito Escocês.

O Rito de Misraïm traçou laços estreitos com os Carbonari, tornando-se um terreno fértil de refúgios. Cerca de cinquenta lojas são criadas nos Países Baixos, França, Suíça.

Em 1818, deu-se a publicação em Bruxelas do Estatuto Geral da Ordem de Misraïm para os Países Baixos. Ela já existia em outros lugares, incluindo Antuérpia, Mons, Kortrijk e Bruxelas. 

Em 1829, o Rito é introduzido na Escócia e na Irlanda. Em 1822, O Rito foi denunciado à polícia como "inimigo do estado, do altar e do Trono", mas a polícia não pôde proibi-lo. Em 18 de Janeiro de 1823, numa rusga a Brother Vehrnes em Montpellier, encontraram-se documentos anti-clericais e o Rito é proibido.

Irá retomar as suas actividades em 1838, mas é novamente proibido 1841 e, finalmente, restaurado em 1848. 

Pouco tempo após a instalação do Rito em Inglaterra (Junho 1872), a Grande Loja de Memphis Misraïm nomeia Garibaldi membro honorário e imediatamente são estabelecidas as relações com o Conselho Supremo da Sicília do Rito Escocês e com o Grande Oriente do Egipto.

Em 26 de Outubro de 1876, o Grande Oriente do Egito (Rito de Memphis) dá ao Ilustre Irmão Garibaldi o título de Grão Mestre. Foi sob o seu Grão-Mestrado, em 1881, depois de muita discussão, que os Ritos de Memphis e Misraïm, foram fundidos. A fusão foi formalizada em Nápoles, em 1899, e tomou o nome de "Antigo Rito Oriental e Primitivo Memphis-Misraïm."

Garibaldi foi muitas vezes referido como "verdadeiro cidadão do Mundo" e definido como "Cavaleiro da Humanidade". Foi um grande sonho: Ele preconizou unidade entre os homens e estava convencido da necessidade de combater "para a Humanidade e para liberdade em geral."

Adversário irredutível da Igreja Romana, chamou a separação entre a Igreja e o Estado. Queria introduzir o ensino obrigatório, gratuito e laico removendo congregações religiosas, mas recusou o ateísmo, a indiferença e o "materialismo miserável".

Victor Hugo escreveu-lhe: "Garibaldi, qual Garibaldi? Ele é um homem, nada mais. Mas um homem na plena acepção da palavra sublime. Um homem de liberdade, um homem da humanidade ".

Nota de novo, para a história do Rito, em 1925, como resultado da situação política e da atitude do governo fascista, o Rito entra em adormecimento, em Itália. Durante a II guerra mundial, o Serenissimo Grão-Mestre Robert Ambelain honra, por continuar a trabalhar clandestinamente em sua casa o loja "Alexandria do Egito" durante toda a guerra.

Tal como as outras Obediências, o Rito de Memphis-Misraïm também teve de pagar o seu tributo. Assim, em particular, em 26 de março de 1944, Constant Chevillon, Grão-Mestre de França, foi assassinado pela milícia de Vichy.

Em 20 de Abril de 1945, Frei Jorge Delaive, Grão-Mestre da Bélgica, morre decapitado, no pátio da prisão Brunswick.

Outros Maçons também morreram nos campos de concentração, vítimas dos seus ideais maçónicos e do seu patriotismo. Graças a estes Ilustres Maçons, o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm continua a sua tradição de lealdade para com os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, no caminho do Conhecimento Espiritual e Filosófico, em Liberdade Absoluta de Consciência, defendendo a Dignidade Humana e os Direitos Fundamentais do Homem.

Actualmente, o Rito de Memphis Misraim, está presente em vários Países, com o Sistema Maçónico de 33 Graus, de John Yarker, incluindo França, Bélgica, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Canadá e E.U.A., as Caraíbas, Brasil, Argentina e Chile, para além de vários países de África, do Oceano Índico e da Austrália.

Em Portugal, a Grande Loja Simbólica de Portugal na maçonaria masculina e a Grande Loja Simbolica Lusitania na maçonaria mista e feminina, trabalham com a legitimidade maçónica do Grande Oriente de França, a maior Obediencia Maçónica francesa.

 

 

 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais